A bandeira da República Checa (em checo: národní vlajka) é composta por duas faixas horizontais de igual largura, sendo a superior branca e a inferior vermelha, com um triângulo isósceles azul, cuja base coincide com a borda do mastro. A bandeira foi herdada da Tchecoslováquia após a dissolução da união do país com a atual Eslováquia.
No início, a bandeira tinha apenas as duas listras horizontais com as cores do antigo brasão tcheco (um leão prateado em um campo vermelho), mas a semelhança com a bandeira da Polônia e a coincidência de cores com a bandeira da Áustria fez com que fosse adicionar o triângulo azul. No entanto, esta bandeira ainda é usada como bandeira da Boêmia (uma região do país).
A autoria da bandeira atual é um tanto contestada, mas a maioria dos vexillólogos considera o autor Jaroslav Kursa (1875-1950), arquivista do Departamento de Assuntos Internos. Esta bandeira foi oficialmente aprovada pela Assembleia Nacional da Tchecoslováquia em 30 de março de 1920. A bandeira foi trocada nos anos da ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo substituída por uma bandeira tricolor horizontal branco-vermelho-azul. Após a guerra, a bandeira original foi recuperada.
Além disso, por um curto período após a Revolução de Veludo, a parte checa do estado federal da Checoslováquia adotou a antiga bandeira vermelha e branca.