A bandeira do Tajiquistão foi adotada em 25 de novembro de 1992 após a independência alcançada por aquele país, sendo a última das ex-repúblicas soviéticas a adotar seus próprios emblemas após a dissolução da União Soviética.
A bandeira, com proporção 1:2, é composta por três faixas horizontais nas cores vermelho, branco e verde, cujas larguras estão na proporção 2:3:2. No centro da faixa branca central encontra-se um emblema dourado composto por uma coroa estilizada rodeada por sete estrelas de cinco pontas em forma de semicírculo.
O vermelho representa a unidade da nação, o branco as plantações de algodão e a neve nas montanhas, e o verde a natureza do país e seus vales.1
A bandeira atual é semelhante à bandeira da antiga República Socialista Soviética do Tajiquistão, desenhada em 1952 consistindo no fundo vermelho com o símbolo da foice e martelo (o mesmo que a bandeira da União Soviética) e uma faixa branca e uma faixa verde menor localizada na metade inferior do tecido. O símbolo comunista foi removido da bandeira em 1991 após a independência do Tajique e o desenho permaneceu até a adoção da bandeira atual.
Anteriormente, a RSS do Tajiquistão usava outros emblemas, todos compostos com o tradicional fundo vermelho e no canto superior esquerdo vários lemas, que incluíam o martelo e a foice e o nome do estado em tadjique ou russo (РСС Тоҷикистон e Таджикская CCP, respectivamente ) Em ouro.