O Palmeiras encerrou o mês de setembro com uma marca intrigante e um goleiro que oferece uma análise sincera da situação. Durante todo o mês, a equipe liderada por Abel Ferreira marcou apenas um gol, mas também sofreu apenas um gol.
O único gol marcado ocorreu no confronto contra o Goiás, em 15 de setembro, durante uma partida do Campeonato Brasileiro.
Por outro lado, o único gol que vazou as redes do Verdão foi contra o Grêmio, no dia 21, em outra partida do Brasileirão.
Nos outros jogos, o Palmeiras empatou sem gols com o Corinthians, também pelo Brasileirão, e com o Boca Juniors, na CONMEBOL Libertadores.
Na zona mista de La Bombonera, o goleiro Weverton, uma figura de liderança no elenco palmeirense, falou abertamente sobre o tema. Ele destacou que o ataque do Palmeiras costumava ser prolífico nas últimas temporadas, mas reconheceu que houve uma queda de desempenho após a lesão de Dudu.
Weverton enfatizou a importância da defesa, destacando que manter o gol invicto tem sido uma prioridade na filosofia de jogo de Abel Ferreira.
“Eu acho que temos que ter tranquilidade nas coisas. A gente trabalha todos os dias para fazer o melhor, e temos que entender que, do outro lado, sempre tem bons adversários, que nos estudam e procuram sempre trazer bastante dificuldade”, disse Weverton em entrevista à ESPN.
“Acho que (a falta de gols) é natural. A gente sabe que o nosso ataque sempre foi de fazer muitos gols. É só olhar os números. Acho que faz parte, essa oscilada é natural”, continuou.
“Mas a gente sempre vai trabalhar para melhorar, sempre vamos buscar gols, mas também é importante não sofrer, isso foi importante na partida (contra o Boca). Agora é se preparar para a nossa casa, junto com nosso torcedor, porque não vai ser fácil, mas estamos muito confiantes”, acrescentou.
“A gente sabe que é muito importante, dentro de uma competição como a Libertadores, ter uma defesa sólida. Não é só da defesa que vive uma equipe, lógico que tem que fazer os gols, mas, quando se tem uma defesa segura, você tem sempre até o último lance, último minuto para ganhar o jogo”, argumentou Weverton.
“E isso a gente vem trabalhando muito, desde a chegada do Abel: ter uma defesa firme, sólida. E sabemos que o gol vai sair logo para conseguirmos nosso resultado e classificar”, concluiu.
O resultado do jogo de quinta-feira acabou sendo favorável aos brasileiros, que agora têm a chance de decidir a classificação no Allianz Parque, em casa, na próxima semana. Qualquer vitória garante a classificação para a grande final continental, enquanto outro empate levará a partida para a disputa de pênaltis.
A segunda partida está marcada para a próxima quinta-feira (5), novamente às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, com a torcida palmeirense empolgada com a oportunidade de avançar.