Os serviços de mídia social Facebook, WhatsApp e Instagram foram afetados por uma interrupção que durou várias horas.
Todos os três serviços são de propriedade do Facebook e não podem ser acessados pela web ou aplicativos de smartphone.
O Downdetector, que rastreia interrupções, registrou quase 80.000 relatórios para o WhatsApp e mais de 50.000 para o Facebook.
Dados do site sugerem que a interrupção está afetando contas de usuários em todo o mundo.
Algumas pessoas também relataram problemas ao usar a plataforma de fone de ouvido de realidade virtual do Facebook, Oculus.
E os aplicativos que exigem logins do Facebook foram afetados, incluindo o Pokémon Go.
O Facebook disse: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para fazer as coisas voltarem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
Nenhuma razão oficial para o problema foi fornecida.
Especialistas em redes online especularam que pode envolver um erro no DNS, ou no sistema de nomes de domínio, para sites do Facebook.
O DNS é frequentemente comparado a um catálogo de endereços ou catálogo telefônico da Internet, apontando os navegadores da web para o sistema de computador que serve o site que procuram.
Problemas anteriores com DNS levaram a indisponibilidades generalizadas de vários sites importantes no início deste ano.
Em um desses casos, descobriu-se que o apagão foi causado por um único cliente de um serviço amplamente utilizado que alterou suas configurações, disparando um bug de software que afetou um grande número de sites.
É raro que esses problemas afetem um único gigante da tecnologia, como o Facebook, ou que o problema permaneça sem solução por muito tempo.
Várias outras empresas de tecnologia, incluindo Reddit e Twitter, zombaram da situação difícil do gigante da mídia social – solicitando respostas dos aplicativos afetados.