O governo do Reino Unido divulgou sua orientação da “segunda fase” para atletas e esportistas de elite e mulheres para fazer um retorno em fases ao contato próximo e ao treinamento competitivo, desde que os esportes individuais “tenham as condições médicas cuidadosamente controladas apropriadas”.
As autoridades de saúde pública e os médicos esportivos contribuíram para as diretrizes que permitem que o treinamento organizado e em contato próximo ocorra sob condições médicas cuidadosamente controladas.
Os jogadores da Premier League já retornaram em pequenos grupos socialmente distantes, mas os clubes agora enfrentam uma votação importante na quarta-feira sobre o treinamento para contato.
Terça: A Premier League discutirá conselhos governamentais atualizados sobre o treinamento de contatos com capitães, gerentes e representantes de clubes da PFA e LMA
Quarta-feira: Os clubes da Premier League votarão se retomarão o treinamento de contato.
Quinta-feira: Os clubes se reúnem novamente para discutir detalhes mais amplos do Reinício do Projeto – incluindo conversas de contingência sobre a aparência da redução da temporada.
O conselho oficial, destinado a ajudar os competidores a atingir os níveis de condicionamento físico necessários para as partidas, diz que o treinamento em contato próximo para atletas de elite pode incluir treinamento e combate em esportes coletivos a uma distância de dois metros.
As diretrizes esclarecem: “O treinamento do Estágio Dois pode ser descrito como a retomada do treinamento de contato próximo (interação dentro do limite de dois metros de distância social), onde pares, pequenos grupos e / ou equipes poderão interagir em contato muito mais próximo, por exmeplo: treinamento em quartel, luta e esportes de combate, combate a esportes em equipes, compartilhamento de equipamentos técnicos, etc) “.
Em 13 de maio, o governo publicou sua orientação da “primeira fase”, que aconselhava a adesão a um distanciamento social estrito.
O ‘estágio três’ dos protocolos do governo deve se centrar em um retorno ao esporte profissional em junho.
O governo enfatizou que a decisão de implementar as diretrizes mais recentes será de responsabilidade dos respectivos órgãos e clubes esportivos, em consulta com atletas, treinadores e equipe de apoio.
Em ambientes socialmente distantes, a vela e o taekwando também deram passos no sentido de retomar a ação competitiva, enquanto outras disciplinas olímpicas e paralímpicas ainda precisam tomar decisões sobre um retorno.
O ministro do Esporte, Nigel Huddleston, disse: “Esta nova orientação marca a fase mais recente de um retorno cuidadoso ao processo de treinamento para atletas de elite, projetado para limitar o risco de lesões e proteger a saúde e a segurança de todos os envolvidos.
“Estamos absolutamente claros de que os esportes individuais devem revisar se eles têm as condições médicas cuidadosamente controladas em vigor antes de poderem prosseguir e garantir a confiança dos atletas, treinadores e equipe de apoio”.
“Dada a ampla contribuição que recebemos de especialistas médicos, acreditamos que essas medidas pragmáticas devem fornecer mais garantias de que um ambiente de treinamento competitivo e seguro possa ser oferecido, enquanto trabalhamos para o reinício do esporte profissional a portas fechadas quando é seguro. para fazer isso “.

As regras atuais de distanciamento social continuarão a ser aplicadas durante a viagem para o treinamento, o compartilhamento de equipamentos será evitado sempre que possível e as áreas comuns deverão permanecer fechadas.
O esporte de alto nível na Inglaterra pode recomeçar a portas fechadas a partir de 1º de junho, mas os espectadores podem não ser capazes de comparecer a locais até que uma vacina contra o coronavírus seja encontrada.
Fonte: www.skysports.com