Clubes da Premier League e EFL geram receita recorde, diz Deloitte

0

Os clubes da Premier League e da EFL contribuíram com £ 2,3 bilhões para a HMRC em impostos e geraram um recorde de £ 6,2 bilhões em receita em 2018/19, de acordo com a Deloitte.

Dia 29 a Revisão anual de finanças do futebol de Deloitte’s e o Grupo de Negócios Esportivos também mostrou que as cinco principais ligas da Europa geraram um recorde de £ 15 bilhões durante a temporada 2018/19, um aumento de nove por cento em relação ao ano anterior.

O mercado europeu de futebol como um todo também gerou receita recorde, chegando a £ 25,5 bilhões (€ 28,9 bilhões).

Mas o relatório prevê um declínio acentuado nas receitas dos clubes da Premier League em 2019/20 devido ao impacto da pandemia do COVID-19, com parte da receita prevista para o período perdida permanentemente.

“Esperamos que a pandemia do COVID-19 em andamento cause uma redução significativa de receita e perdas operacionais no futebol europeu nos resultados financeiros da atual temporada”, disse Dan Jones, da Deloitte.

“Os clubes estão enfrentando vários impactos financeiros, incluindo descontos ou diferimentos de receitas comerciais e de transmissão, bem como a perda de receita da jornada e outras receitas relacionadas a eventos”.

No mês passado, o Manchester United estimou que a pandemia de coronavírus já havia custado 23 milhões de libras ao clube, depois de revelar uma perda de 3,3 milhões de libras nos números financeiros do terceiro trimestre

Com isso dito, espera-se que as receitas dos clubes da Premier League atinjam um novo recorde em 2020/21, em parte devido a um diferimento de algumas receitas do ano financeiro de 2019/20 a 2020/21.

Jones acrescentou: “Prevemos que os planos de reinicialização para a Premier League e vários de seus pares causarão uma rápida recuperação nos resultados financeiros, já que algumas receitas de transmissão de 2019/20 serão lançadas no ano fiscal de 2020/21, o que pode resultar em uma ano de receita abundante.

“Ainda há muita incerteza, principalmente sobre o momento e a escala do retorno dos torcedores aos estádios e o impacto nos negócios mais amplos dos parceiros comerciais e de transmissão.

“A indústria do futebol espera que seja possível uma recuperação em forma de V e um retorno à relativa normalidade financeira para a temporada 2021/22”.

A análise mostrou que as receitas dos clubes da Premier League quebraram a barreira de 5 bilhões de libras pela primeira vez, totalizando 5,2 bilhões de libras no total para 2018-19, um aumento de sete por cento, impulsionado principalmente pelo crescimento das distribuições da UEFA para clubes ingleses.

O Liverpool jogou o Tottenham na final da Liga dos Campeões em 2019, enquanto o Arsenal e o Chelsea disputaram a final da Liga Europa.

O consultor de Preston, Peter Ridsdale, está “encantado” com a retomada da temporada no final deste mês, mas admite que o esporte precisa resolver a disparidade de financiamento na pirâmide de futebol

Em termos de receita, a Premier League era 73% maior que a La Liga da Espanha, que era seu concorrente mais próximo.

Os lucros operacionais agregados combinados dos clubes da Premier League caíram 5%, para 824 milhões de libras em 2018/19, mas ainda representam o terceiro nível mais alto de rentabilidade operacional registrado na história da competição.

Os clubes da Premier League fizeram perdas combinadas antes de impostos de £ 165m em 2018/19, à medida que a cobrança pela amortização de aquisições de jogadores anteriores aumentava e o lucro líquido das transferências de jogadores diminuía.

Os 72 clubes da Football League faturaram mais de £ 1 bilhão pela primeira vez na história.

Os clubes do campeonato geraram uma receita combinada recorde de £ 785 milhões em 2018/19, um aumento de 5% em relação a 2017/18.

O ex-técnico de Brighton, Chris Hughton, acredita que alguns clubes fora da Premier League enfrentam uma difícil situação financeira “por um bom período de tempo”, como conseqüência da pandemia de coronavírus

A relação salário / receita dos clubes do Campeonato Inglês aumentou para um recorde de 107%, destacando o nível crescente de risco financeiro que os clubes do Campeonato estão dispostos a correr para buscar as recompensas oferecidas para promoção à Premier League.

Tim Bridge, da Deloitte, disse: “O nível de perdas no campeonato é uma preocupação recorrente há muitos anos.

“Mesmo antes do impacto financeiro causado pela pandemia, os clubes da EFL eram normalmente sustentados pela generosidade do proprietário e / ou pela busca incerta e incontrolável de promoções ou transferências inesperadas de jogadores. Agora é a hora de ações sérias para resolver a questão da estabilidade financeira”.

Os clubes da Liga Um tiveram a maior receita agregada de todos os tempos (191 milhões de libras) e a Liga Dois alcançou seu recorde anterior de receita (91 milhões de libras).

O diretor de futebol do QPR, Les Ferdinand, está procurando novos jogadores por meio de conversas em vídeo e espera que esse seja o caminho do futuro.

O futebol precisa aprender com outros esportes

A Deloitte, que está envolvida no fornecimento de informações financeiras aos clubes da EFL envolvidos em discussões com jogadores sobre adiamentos e cortes de salários, acredita que o futebol pode aprender lições de outros esportes, como o rugby union e a Fórmula 1.

“Você diminui o relógio 18 meses, dois anos, todo mundo estava dizendo como podemos fazê-lo funcionar (no rugby da Premiership) e você tem o caso sarraceno e vê que, na verdade, essas coisas funcionaram, eles podem ter dentes, podem ser aplicada “, acrescentou Jones.

“A Fórmula 1 é a mesma, acaba de introduzir um novo limite de custo. É um esporte em que sempre se fala como algo que o esporte precisa e sempre foi ‘oh, é muito difícil, é muito complexo, você não pode fazer isto’.

“Acho que se a Fórmula 1 pode fazer isso, se a Premiership Rugby pode fazer, não vejo por que o Campeonato não pode fazê-lo. A necessidade é mais urgente e mais antiga no Campeonato do que em esses outros esportes “.

Fonte: www.skysports.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.