Candace Parker, Duas Vezes MVP da WNBA, Anuncia Aposentadoria

0

Lenda do basquete feminino Candace Parker se despede das quadras após 16 temporadas de conquistas e inspiração

Em um anúncio emocionante nas redes sociais no domingo, a lendária jogadora de basquete feminino Candace Parker oficializou sua aposentadoria, marcando o fim de uma carreira brilhante de uma das maiores atletas da modalidade e, por quase duas décadas, um dos rostos mais marcantes do esporte.

“Prometi que nunca enganaria o jogo e que o deixaria em um lugar melhor do que o encontrei”, Parker publicou no Instagram. “A competidora em mim sempre quer mais um, mas chegou a hora. Meu CORAÇÃO e corpo sabiam, mas eu precisava dar tempo à minha mente para aceitar.”

Aos 38 anos, Parker enfrentou uma lesão no pé esquerdo durante a temporada de 2023 – sua primeira com o Las Vegas Aces – antes de ser finalmente afastada do restante da campanha e passar por uma cirurgia. O último jogo de sua carreira no Hall da Fama foi em 7 de julho.

Parker, que havia reassinado com o Aces em 7 de fevereiro para um contrato de um ano, disse em seu post no Instagram no domingo que seu pé “não está cooperando”.

“Não é divertido jogar com dor (10 cirurgias na minha carreira) não é divertido saber o que você poderia fazer, se apenas… não é divertido ouvir ‘ela não é a mesma’ quando eu sei por quê, não é divertido aceitar o fato de que você precisa de cirurgia NOVAMENTE”, Parker postou.

Parker, 38 anos, é uma das atletas mais decoradas do jogo, tendo conquistado títulos da NCAA no Tennessee em 2007 e 2008 antes de ser selecionada na primeira posição do draft da WNBA em 2008. Ela conquistou campeonatos com o Los Angeles Sparks (2016, MVP das Finais), seu time da cidade natal Chicago Sky (2021) e o Aces (2023) – tornando-se a primeira jogadora na história da liga a conquistar títulos com três franquias diferentes.

Ela também foi duas vezes MVP da liga (2008, 2013), 10 vezes All-WNBA, sete vezes WNBA All-Star, Jogadora Defensiva do Ano (2020) e duas vezes medalhista de ouro olímpica (2008, 2012).

“Só existe uma Candace Parker. Única”, disse a treinadora do Aces, Becky Hammon. “Não há muitas pessoas que podem dizer que são as primeiras, mas eu diria que ela é a primeira que simplesmente jogou fora os rótulos como jogadora de basquete e era apenas uma jogadora.”

Parker jogou 13 de suas 16 temporadas na WNBA com o Sparks antes de a jogadora de Naperville, Illinois, assinar com o Chicago antes da temporada de 2021 – uma mudança sísmica na época em uma liga que geralmente experimentava pouca movimentação de agente livre. Depois de duas temporadas com o Sky, Parker assinou com o Aces.

“Embora a maior parte de sua carreira tenha sido jogada em uniformes opostos, fomos abençoados por tê-la como parte do nosso time campeão há um ano”, disseram os Aces em um comunicado. “Lamentamos que ela não faça parte de nossas aspirações de três vezes campeãs, mas estamos ansiosos para receber Candace de volta a Las Vegas como ex-aluna do Aces, e não podemos esperar para ver o que o próximo capítulo de sua vida tem a oferecer.”

Parker causou impacto na liga desde o início com o Sparks, e ela ainda é a primeira e única jogadora a ser nomeada MVP da WNBA como novata. Apesar de lidar com várias lesões, ela garantiu um segundo MVP em 2013 e conquistou todos os seus três títulos da WNBA em suas últimas oito temporadas na liga.

“Somos profundamente gratos pelas notáveis contribuições que Candace Parker fez ao Los Angeles Sparks e ao esporte do basquete como um todo”, disse o governador da equipe, Eric Holoman, em um comunicado. “Ela estará para sempre consagrada na história do Sparks – desde sua temporada de MVP e Rookie of the Year, até nos levar ao Campeonato da WNBA de 2016, e a maneira como ela revolucionou o jogo. Seu impacto na comunidade e capacidade de inspirar sempre serão sentidos aqui em LA. Através de minhas muitas conversas com ela sobre a vida após o basquete, tenho certeza de que ela terá o mesmo sucesso na sala de reuniões.”

Parker pode ter sido uma das melhores pontuadoras da história da liga – suas cinco temporadas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.