Bandeira Vaticano

0
Bandeira Vaticano

Bandeira formada por duas faixas verticais com as cores amarelo e branco, na área branca estão desenhadas as chaves do Reino dos Céus. A cor branca simboliza o céu e a Graça de Cristo. O amarelo representa as chaves de ouro, símbolo de São Pedro e autoridade suprema do Santo Padre.

A bandeira está descrita na Lei Fundamental do Estado da Cidade do Vaticano, artigo 20; de 26 de novembro de 2000.1

A bandeira antes de 1808 era vermelha e amarela, as cores tradicionais do Senado e do Povo Romano.

O Papa Pio VII “não queria que Napoleão subjugasse o Estado Pontifício, por isso, em 13 de março de 1808, protestou vigorosamente. Ordenou, entre outras coisas, que os corpos que ainda lhe eram fiéis substituíssem a insígnia com as cores romanas por uma branco e amarelo”.

No diário de um contemporâneo, o abade Luca Antonio Benedettalla escreve na mesma data que “o Papa, para não confundir os soldados romanos que estão sob o comando francês, com os poucos que permanecem ao seu serviço, ordenou o novo e insígnia branca. Foi adotada pelos nobres guardas e pelos suíços. A coisa é querida.”

Em 16 de março de 1808, Pio VII comunicou “por escrito tal disposição ao Corpo Diplomático, sendo o respectivo documento considerado como certidão de nascimento das cores da atual bandeira do Estado da Cidade do Vaticano”.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.