A bandeira da República Dominicana é a bandeira que representa o país e que, juntamente com o Brasão e o Hino, tem a categoria de símbolo nacional.
De acordo com o descrito nos artigos 1233 e 1234 da Constituição, possui uma cruz no centro que se estende até as extremidades e divide a bandeira em quatro retângulos: os de cima são azul ultramar (na lateral do mastro) e vermelho vermelhão. ; e os de baixo são vermelho vermelhão (no lado do eixo) e azul ultramarino. No centro da cruz está o brasão da República Dominicana.
A bandeira dominicana originou-se dos ideais cristãos de Duarte, com duas faixas brancas que se cruzam para formar uma cruz. As primeiras bandeiras foram feitas por várias mulheres: María Trinidad Sánchez, María de Jesús Pina, Isabel Sosa e Concepción Bona. Juan Pablo Duarte a concebeu e foi aprovada como bandeira dominicana por Los Trinitarios em 16 de junho de 1838. A bandeira dominicana foi hasteada pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1844 na Puerta del Conde, na proclamação da independência dominicana.
Com as primeiras Constituições da República, a Bandeira Nacional foi adotada como símbolo patriótico e um quarto azul foi alternado com vermelho e o escudo da República Dominicana foi adicionado ao centro.
A bandeira desde o seu nascimento é única, pois não há outra no mundo que tenha a bíblia e a cruz no centro.
Os patrícios usavam a cor azul ultramarino, como proteção de Deus sobre a Nação. A cor vermelha vermelhão como o sangue derramado pelos patriotas na luta de nossa nação pela liberdade. E a cruz branca no centro que simboliza a paz e a unidade dos dominicanos. Cada detalhe foi cuidadosamente escolhido e não é usado apenas um vermelho ou azul comum.