Bandeira Kosovo

0
Bandeira Kosovo

A bandeira de Kosovo foi adotada pelas agências governamentais de transição daquele país juntamente com a declaração unilateral de independência, proclamada em 17 de fevereiro de 2008.

A bandeira é composta por um fundo azul no qual está localizado um mapa do Kosovo em dourado e seis estrelas brancas, cada uma representando um dos povos que habitam seu território: albanês, bósnio, gorani, cigano, sérvio e turco. Extraoficialmente, as estrelas representam os seis territórios com população albanesa: Albânia, Grécia, Kosovo, Macedônia do Norte, Montenegro e Sérvia, ou seja, a Grande Albânia do irredentismo albanês. Este desenho tenta assimilar características tanto da bandeira da União Europeia como das bandeiras da Bósnia-Herzegovina e de Chipre, criadas com o propósito de conciliação entre diferentes grupos étnicos. Embora as instituições oficiais prefiram o tom dourado para a imagem central, essa cor costuma ser substituída pelo amarelo usado nas bandeiras da Europa e da Bósnia.

Anteriormente, a região usava a bandeira das Nações Unidas desde a criação da UNMIK em 1999 como forma de manter um consenso entre as etnias sérvias e albanesas, em constante conflito político e territorial na região. A bandeira da Sérvia (e seus estados predecessores) não foi usada apesar de ser a bandeira de jure do território, sendo hasteada apenas por minorias étnicas de origem sérvia; pelo contrário, a bandeira da Albânia é o símbolo mais utilizado pelos habitantes do país, a maioria dos quais são de etnia albanesa.

Muitos países, como Sérvia, Rússia e China, não reconhecem o país de Kosovo e a bandeira de Kosovo.

Kosovo nunca designou uma bandeira própria até 2008, quando seu Parlamento declarou unilateralmente sua independência da Sérvia. Anteriormente, usava as bandeiras dos vários países que dominavam a região, notadamente a bandeira da Iugoslávia, que foi usada até a desintegração do país em 1992.

Após este fato, Kosovo passou a fazer parte legalmente da República Federal da Iugoslávia (sendo parte do território do estado da Sérvia). No entanto, em 1991 a independência do país foi proclamada por Ibrahim Rugova, o que não foi reconhecido pela comunidade internacional. Esta república usou oficialmente a bandeira da Albânia como seu emblema nacional, pois é o símbolo mais usado pela comunidade albanesa Kosovar.

Em 1999, a República Federal da Iugoslávia e a OTAN lutaram na chamada Guerra do Kosovo, após a qual uma missão de manutenção da paz foi estabelecida pelas Nações Unidas. A chamada UNMIK ficou a cargo da administração do território do Kosovo, apesar de continuar a ser legalmente território sérvio. Assim, a bandeira das Nações Unidas passou a ser o emblema legal do Kosovo, mas a população continuou a usar as bandeiras dos respectivos países de origem das suas etnias.

O governo provisório existente, dirigido por políticos de origem albanesa e liderado por Ibrahim Rugova, desenhou um emblema para o cargo de Presidente do Kosovo. Esta bandeira incluía um fundo azul no qual estava um selo que incorporava a águia de duas cabeças da bandeira albanesa em um campo vermelho, um escudo em seu peito e uma fita com o nome “Dardania”, um antigo nome dado à região de Kosovo . Esta bandeira foi muitas vezes usada como bandeira do Kosovo para diferenciá-la da bandeira da Albânia e dar um sinal de independência do território (tanto da Albânia como da Sérvia).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.