A bandeira da Bósnia e Herzegovina é formada por um pano azul, com um triângulo retângulo isósceles amarelo no centro, cujas pernas são iguais em tamanho à largura da bandeira, uma de suas pernas tocando a borda superior da bandeira, e sendo a outra voltada para o lado externo da bandeira. Ao longo da hipotenusa do triângulo, sete estrelas de cinco pontas e duas meias estrelas aparecem em branco, espiando das bordas da bandeira.
Os três pontos do triângulo representam as três nações da Bósnia e Herzegovina (bósnios, croatas e sérvios). As estrelas, que representam a Europa, deveriam ser infinitas, daí as duas meias estrelas que aparecem ao redor das bordas da bandeira. As cores da bandeira costumam estar associadas à neutralidade e à paz (branco, azul e amarelo).
As bandeiras do atual território da Bósnia e Herzegovina datam do período do domínio otomano. No século 18, os líderes da Herzegovina ocidental usavam insígnias verdes com um crescente branco ao lado de uma estrela branca de oito pontas.
Na revolta dos bósnios ao domínio do Império, liderada por Husein Gradaščević na década de 1830, foi usada uma bandeira semelhante à bandeira otomana, mas com um fundo verde e um crescente amarelo e estrela de cinco pontas. Este símbolo seria posteriormente adotado pelo estado independente da Bósnia, criado em 1878 após a retirada das tropas turcas. No entanto, a Bósnia seria conquistada em menos de dois meses pelo Império Austro-Húngaro que anexaria os territórios. Em 1908, a província da Bósnia e Herzegovina adotou uma bandeira cuja faixa superior era vermelha e a faixa inferior amarela.
Após a derrota austro-húngara na Primeira Guerra Mundial, a Bósnia e Herzegovina tornou-se uma das repúblicas constituintes da Iugoslávia. A bandeira da República Socialista da Bósnia e Herzegovina foi adotada em 1946 como parte da República Socialista Federal da Iugoslávia. Esta bandeira consistia em uma bandeira vermelha com o emblema da Iugoslávia no cantão superior.