Não é exagero dizer que, graças a uma piada, Fernanda Colombo se tornou uma figura internacional nos últimos dias. Na última sexta-feira (28), a ex-árbitra assistente da CBF atuou como convidada em um amistoso envolvendo os melhores jogadores da temporada no campo equatoriano, eleito pelo voto popular. E assustou Damian ‘Kitu’ Diaz, a camisa de 10 Guayaquil de Barcelona: ela colocou a mão no bolso da calça, mas em vez de um cartão vermelho, pegou um lenço e limpou o rosto. Até os jogadores da equipe riram. A piada, disse ela, foi inspirada por um gesto semelhante de outro árbitro. “Eu vi (o vídeo) no SporTV’s A regra é clara. Achei divertido, e como era jogo festivo, achei que era a oportunidade perfeita para fazer o mesmo. Não pensei que fosse tão longe”, explicou em entrevista ao UOL Esporte.
O impacto surpreendeu “muito”, diz a brasileira. Nunca achei que iria viralizar pro mundo, disse ela, que comemorou a recepção positiva e a liberdade que teve durante todo o evento. “Foi um jogo festivo. Até falei com eles: por que não colocamos um VAR? No outro dia, havia o monitor com tudo. Foi uma experiência sensacional”, acrescentou.
E se algum árbitro está pensando em repetir o gesto em uma partida oficial, a própria Fernanda se lembra que não há nenhuma regra sobre isso. Mas ela adverte: no jogo oficial, esse tipo de brincadeira não é recebido tão festivamente. “A regra não a proíbe. Assim como a regra não diz nada sobre o árbitro ser sério e não sorrir. Cada árbitro decide qual a posição que ele ou ela vai tomar para começar o jogo começou da melhor maneira possível. (Mas) é difícil jogar um jogo sério”, diz ela.