Em um movimento histórico, a Fifa anunciou na quarta-feira (4) que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes: Espanha, Portugal e Marrocos. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho da Fifa, após uma disputa entre as três candidaturas.
A primeira partida do torneio será disputada em Montevidéu, no Uruguai, como homenagem à primeira edição da Copa do Mundo, realizada em 1930. Os demais jogos serão disputados em estádios da Espanha, Portugal e Marrocos.
A Copa de 2030 será a primeira a ser disputada em três continentes. A decisão da Fifa foi recebida com entusiasmo por dirigentes de futebol de todo o mundo.
“É um dia histórico para o futebol”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa. “A Copa do Mundo de 2030 será uma celebração do esporte, com o mundo inteiro se unindo para celebrar o futebol.”
A Copa de 2030 será disputada por 48 seleções, com 104 jogos. A competição será realizada entre os dias 18 de junho e 18 de julho de 2030.
A escolha da candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos foi um reconhecimento do crescimento do futebol no continente africano. O Marrocos foi o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo, em 1970.
A decisão da Fifa também é um sinal do crescente interesse do futebol no mundo árabe. O Catar será o primeiro país árabe a sediar uma Copa do Mundo, em 2022.
A Copa de 2030 será uma oportunidade para o futebol se tornar ainda mais globalizado. A competição será disputada em três continentes, com a participação de seleções de todo o mundo.